Hanseníase em pauta com a população


Alunas promovem ação, em shopping, na véspera do Dia das Mães

Publicado em 14/5/2019

O curso de Medicina promoveu mais uma ação para a comunidade no Shopping Park Sul. No último sábado, 11 de maio, as alunas da Liga acadêmica de Dermatologia falaram sobre Hanseníase, tiraram dúvidas e explicaram o que é, como ocorre, tratamento e cura da doença.

As acadêmicas foram divididas em turnos para atenderem as demandas e explicaram como foram feitos os estudos e a escolha do tema:

- Estávamos em dúvida entre dois temas pouco discutidos pela sociedade, e a Hanseníase ou Lepra, como é conhecida popularmente, ganhou na votação. Tendo em vista que há tabus sobre a doença, percebemos que poderíamos conscientizar a população, destacaram as alunas Maria Eduarda Mueller do oitavo módulo; e Nathalia Moreira do sétimo módulo.

Grande parte da população que marcou presença no estande tinha conhecimento prévio sobre a doença, como foi o caso da moradora de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro, Flávia Ferreira:

- Na cidade vizinha, onde eu moro atualmente, tinha uma clínica que tratava de Hanseníase, então eu conhecia um pouco sobre. Desejo que o shopping e a instituição  promovam mais ações como esta para tirar alguns mitos da nossa mente.

A presidente da Liga de Dermatologia do UniFOA, Anna Ilona Hunkar, que também é monitora de Hanseníase no curso de Medicina, avalia a escolha feita e as formas de conscientizar a população:

- O melhor dessa atividade é poder tirar da mente das pessoas que a Lepra é uma doença grave da antiguidade, pois houve muitas mudanças de lá para cá e até a descoberta de cura, através de antibióticos.


Veja Também: