Inovação e empreendedorismo


O grupo Rio Sul Valley realiza bate-papo sobre Startup com alunos do SI

Publicado em 11/5/2019

Inovar nem sempre é fácil, pois demanda tempo, criatividade, velocidade e principalmente o trabalho diante de um futuro incerto. Atualmente, o termo inovação se associa a um outro que também vem conquistando mais espaço no mercado de trabalho e é conhecido como Startup.  

Para tratar das novidades de mercado, no último sábado, 11, os alunos do curso de Sistemas de Informação foram orientados sobre novas oportunidades de negócio e apresentados à comunidade Rio Sul Valley, uma ponte para os que procuram uma chance de crescimento.

Afinal de contas, o que é uma Startup?

É uma empresa com base tecnológica e que geralmente busca criar ou melhorar um modelo de negócio, de forma escalável ou repetível. Uma Startup pode apresentar inovação em produtos, serviços ou processos, além de um ciclo de melhorias constantes.

De acordo com Rodolfo Pombo, membro da Rio Sul Valley que ministrou o bate-papo com alunos do SI, vale muito a pena investir em boas ideias. “Se você tem uma ideia, coloque-a em prática o mais rápido possível, antes que outra pessoa também a tenha e você perca a oportunidade de inovar”, disse o designer.

O bate-papo

Rodolfo Pombo também comentou sobre as diferenças entre o modelo de negócios tradicional, para dessa forma, poder associá-los as ideias de uma Startup, bem como orientá-los sobre as diferentes formas de inovação, como a incremental ou radical.

“Inovar é preciso, mas cada empresa age da forma que o seu público reage. Um exemplo claro disso é o jogo da FIFA, que todo ano há um novo lançamento, contudo são feitas pequenas mudanças e dessa forma o jogo se encaixa na lógica incremental. Ou também temos a Netflix, que apresenta modificações radicais de acordo com seu público”, declarou Rodolfo.

Pedro Henrique Moraes da Silva, aluno do 3° ano do curso de Sistemas de Informação e também membro da comunidade, contou que entrou para a Rio Sul Valley após apresentar o projeto vencedor no evento “Startup Weekend”.

“Viemos apresentar essa ideia para que os alunos possam entender como funciona e tirar suas dúvidas para que futuramente eles possam se tornar membros da Rio Sul Valley também”, finalizou o acadêmico 


Veja Também: