Medicina em ação


Dia Nacional da Voz é lembrado no campus Olezio Galotti

Publicado em 16/4/2018

O curso de Medicina realiza hoje, durante todo o dia, uma ação pelo Dia Mundial da Voz. Alunos do 8º ao 12º módulo, da Liga de Otorrinolaringologia, estão orientando a população sobre os cuidados com a voz e prevenção de doenças silenciosas que podem surgir.   A triagem gratuita acontece  na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) localizada no campus Olezio Galotti, em Três Poços.

O evento tem o intuito de conscientizar os pacientes. “Focamos o atendimento nos grupos que possuem a voz como material de trabalho, como professores, cantores ou palestrantes. A rouquidão permanente, por exemplo, é um indicador de que algo não vai bem”, contou a professora Nadejda.

De acordo com as acadêmicas, a maior procura está sendo dos moradores locais, que já tinham consulta marcada na Policlínica e aproveitaram para passar pela triagem. “Alguns pacientes tinham queixas e não imaginavam que pudesse ser algo que necessitaria de investigação, pudemos notar encaminhá-los para fazer mais exames”, destacou a aluna Jessica Arêas, do 10° módulo.

O paciente Elton Fernandes descobriu a ação por acaso. Ele veio remarcar a consulta de sua mãe e foi abordado pelas alunas. “Foi ótima minha vinda aqui e acho que é necessário conscientizar a população, pois não sabemos muito sobre os cuidados básicos com a nossa voz”, disse.

A futura médica, Mariane Paiva Rangel, que está no 10° módulo e é presidente da Liga de Otorrinolaringologista concluiu: - São essenciais os cuidados com a voz, os pacientes que identificarem anormalidades devem buscar algum especialista da área, podendo descobrir alguma doença precocemente.


Veja Também: