Mobilidade Urbana


Egressas apresentam TCC à Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana

Publicado em 11/1/2018

As egressas do curso de Engenharia de Produção, Danielle Feliciano e Thaiane Rodrigues, apresentaram o TCC “Mobilidade Urbana e o acesso ao campus Olezio Galotti” aos membros da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, nessa quinta-feira, 29, no bairro Aterrado. O intuito do encontro foi expor aos responsáveis pelo órgão os resultados do TCC que estudou o volume de trânsito no trajeto Vila Santa Cecília-Três Poços e sugeriu alternativas para melhorar o tráfego na região.

O grupo foi composto, além das duas alunas, pela egressa Bruna Pinto e orientadas pelo professor Sérgio Mello. Após a conclusão, o trabalho foi enviado à secretaria. “Pensamos nesse tema justamente devido aos atrasos que o trânsito gerava tanto para gente quanto para os nossos colegas de classe. Contamos com a colaboração da Viação Pinheiral, que disponibilizou dados para compor nossa pesquisa”, lembrou Danielle.

Através de ferramentas que calculam o volume de veículos, velocidade dos automóveis e tempo de viagem, as alunas concluíram que, em média, cerca de 49% do volume total de veículos que passa pelo trecho tem o UniFOA como destino. “O principal motivo apontado pelos acadêmicos pela preferência do transporte privado foi o mau estado apresentados pelos transportes públicos”, apontou Thaiana.

“Acredito que essa apresentação a um órgão público incentiva os demais alunos do curso a produzirem trabalhos relevantes e que possam ser reconhecido como o delas foi; além de dar visibilidade às engenheiras e aos trabalhos que elas desenvolveram”, afirmou o professor responsável pela disciplina de TCC do curso, Anderson Pastor.

Para o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, a aproximação do centro universitário com os órgãos públicos gera inúmeros benefícios à sociedade. “A academia desenvolve as pesquisas através de todo o conhecimento teórico, científico e tecnológico que possui e traz para nós as demandas levantadas para que possamos pensar estratégias que melhorem a qualidade de vida da população”, encerrou.


Veja Também: