PROGRAMA DE COMPLIANCE

Código de Conduta, Ética e Compliance

O Código de Conduta, Ética e Compliance manifesta publicamente o comprometimento da FOA/UniFOA com os princípios éticos que norteiam a condução de suas atividades alinhadas à missão, visão e aos valores conforme sua filosofia coorporativa. Assim, reforçamos o compromisso da Instituição com a qualidade no atendimento, excelência em suas atividades e conduta profissional.

Esse documento permite que a FOA/UniFOA continue implementando melhorias e adequações com foco aos princípios fundamentais: Integridade, Transparência, Responsabilidade, Respeito e Ética nas relações. Sempre zelando por um ambiente livre de discriminação, que valoriza a diversidade e repudia qualquer outra prática que atente contra a ética ou legislação.

Prevenção e combate à discriminação ou assédio no ambiente de trabalho

A Instituição oferece um ambiente de trabalho onde os colaboradores são tratados de maneira justa. É muito importante que os destinatários deste Código também tenham compromisso com a diversidade em relação ao trato com as pessoas, independente da origem, sexo, raça, convicções filosóficas, políticas, religiosas ou de condição social, buscando estimular a inclusão e criatividade dos profissionais.

A FOA/UniFOA repudia a discriminação, assédio moral, sexual e demais violências no âmbito do trabalho ou convivência social, e incentiva a diversidade de pensamento e conduta respeitosa, para aumentar a criatividade e inovação, respeitando as diferenças de cultura, orientação sexual, origem, idade e experiências entre os nossos colaboradores e do público atendido.

Discriminação

Nosso compromisso com a integridade passa pelo combate a atitudes discriminatórias, tais como:

  • Piadas ofensivas sobre raça, gênero, religião ou orientação sexual
  • Tratamento desigual entre colaboradores com base em aparência ou sotaque
  • Exclusão de atividades ou decisões por preconceito
  • Negar oportunidades de crescimento por motivos pessoais ou culturais
  • Comentários depreciativos sobre idade, deficiência ou condição social
  • Pressões para mudar aspectos da identidade (como modo de vestir ou falar)

Assédio Moral

São consideradas hipóteses de assédio moral e não toleradas pela FOA:

  • Agressões verbais;
  • Imposição de metas impossíveis ou abusivas;
  • Brincadeiras ofensivas;
  • Solicitar punições injustas;
  • Apelidar colegas de forma pejorativa;
  • Ameaças para obter vantagem pessoal, sua ou de terceiros.

Assédio Sexual

A FOA repudia comportamentos indesejados de caráter ou conotação sexual comprovada, por exemplo:

  • Toques indesejados que causem desconforto;
  • Exigência de favores sexuais;
  • Intimidação de natureza sexual;
  • Piadas com caráter obsceno;
  • Envio ou repasse de e-mails/mensagens com natureza sexual;
  • Julgar trabalhadores pelos atributos físicos;
  • Comentários inapropriados e/ou constrangedores a respeito de aparência, tipo de roupa e aspectos físicos.

Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias foi criado com o intuito de registrar situações que violem a qualquer dos preceitos do Código de Ética Conduta e Compliance.

As informações aqui registradas serão encaminhadas ao Comitê do Canal de Denúncias, ficando assegurado o sigilo absoluto e tratamento adequado de cada situação, bem como a preservação do anonimato.

PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Para deliberação do processo, eventuais dados pessoais informados serão tratados e armazenados por tempo indeterminado, conforme diretrizes da Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.