NOSSA história
Uma instituição com tradição em ser referência
Criada em 18 de outubro de 1967, a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) é um marco na história do Sul Fluminense. A instituição nasce a partir da união de profissionais e segmentos da sociedade, tendo à frente importantes nomes como o do primeiro prefeito de Volta Redonda, Sávio Cotta de Almeida Gama, e do deputado Paulo Monteiro, que mesmo opositores políticos, deixaram as diferenças de lado para a construção de um grande legado: a FOA.
A Fundação é uma instituição mantenedora, que existe sem fins lucrativos e é organizada para manter e administrar outras instituições. Para colocar em prática o sonho de ensino superior, a FOA foi responsável por criar e manter a Cesvre.
Sendo Medicina o primeiro curso ofertado pela FOA e Cesvre, sua primeira sede foi apelidada de “Escola do Posto”, devido a sua localização próxima a um posto de gasolina no bairro.
Nos anos 70, a Fundação recebe às terras da Fazenda Três Poços, uma das maiores produtoras de café do Brasil no século XIX,
Onde hoje está localizado o campus Olezio Galotti, no qual se encontra a sede da Fundação Oswaldo Aranha, antes era a Fazenda Três Poços, uma das maiores produtoras de café do Brasil à época, chegando a produzir, em 1862, quase 500 mil plantas de café. Em 1908, as terras da fazenda foram doadas a uma instituição religiosa.
Nos anos 70, as terras da Fazenda Três Poços foram doadas à Fundação, no que viria se tornar o Campus Olezio Galotti, que leva o nome de um dos maiores nomes ligados a FOA e ex-presidente da instituição.
Em 1999, devido à sua excelência em ensino, a Cesvre foi elevada à condição de Centro Universitário, transformando-se no Centro Universitário de Volta Redonda, o UniFOA. De lá pra cá, o campus se expandiu com novos prédios e laboratórios e a instituição também passou a ofertar mais opções de curso, desde graduação até o mestrado.
Em 2023 a FOA passa a manter uma nova empresa, a Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha, uma escola focada no ensino técnico de qualidade e um preço acessível.
A FOA, horando seu compromisso em promover o bem-estar social e integrado às necessidades de seu Centro Universitário e sua Escola Técnica, entendeu a necessidade de expandir sua área de atuação com o lançamento de um hospital próprio. Assim nasce, em 2024, o H.FOA, o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha, a mais nova mantida da FOA.