Durante os três dias da ExpoVR 2025, a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) apresentou ao público, em seu stand, o Ecossistema de Saúde e Educação, composto pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), a Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA) e o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA). O espaço foi pensado para gerar conexão com os visitantes e oferecer uma experiência imersiva sobre o trabalho desenvolvido pelas mantidas da FOA nas áreas de ensino, assistência em saúde, tecnologia e inovação.
Com ambiente interativo, o stand contou com entrevistas em formato de podcast, lounge exclusivo com informações sobre os cursos técnicos e superiores da instituição, apresentação de serviços na área da saúde, distribuição de brindes e uma equipe preparada para receber o público com acolhimento e conteúdo. O espaço também trouxe novidades que destacam o investimento da FOA em transformação social, como a apresentação da cirurgia robótica e dos novos serviços implantados no H.FOA.
Ao final do evento, o sentimento entre os representantes da FOA era de satisfação e pertencimento. O presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Dr. Eduardo Prado, celebrou a participação da instituição no evento. “É gratificante. Mas acho que podemos resumir em uma palavra: intensidade. A cidade comprou a ideia, as pessoas vieram. A ExpoVR é uma iniciativa que resgata a memória afetiva da antiga Feira da Primavera, agora em um novo formato: moderno, estruturado, com cultura, arte e entretenimento. A FOA, UniFOA, HFOA e EtecFOA não poderiam ficar de fora. Ano que vem, com certeza, estaremos de volta. A sensação é de dever cumprido”, afirmou.
Além de promover sua atuação nas áreas de educação e saúde, a FOA também proporcionou vivência prática a centenas de estudantes, professores e colaboradores envolvidos na produção da feira. “É a universidade indo para a cidade. Trabalhamos com temas fundamentais, como diversidade, inclusão, saúde da mulher, doenças raras. A pandemia nos ensinou muito e impulsionou mudanças. Hoje, a FOA cresce com criatividade, novos cursos e parcerias estratégicas, sempre com um olhar voltado para o impacto social”, completou o presidente.
A ExpoVR foi marcada por uma programação diversa, com grandes shows de artistas nacionais como Iza, Mumuzinho, Zeca Baleiro e Cátia Valois, além de apresentações regionais e manifestações culturais. O evento também reuniu empreendedores, estudantes e profissionais em busca de networking e oportunidades de negócios, se consolidando como uma das maiores feiras da região Sul Fluminense.
Leonardo Prado, diretor executivo do Hospital da FOA, reforçou a importância do evento para dar visibilidade às conquistas e aos investimentos do H.FOA, que acaba de completar um ano. “É uma felicidade muito grande apresentar o nosso hospital. Mostramos a robótica e tudo o que temos feito para transformar a saúde da cidade. A ExpoVR é multicultural, envolve gastronomia, música, negócios e conexões. Nosso estande ficou sempre cheio, com a nossa cara, transmitindo qualidade e seriedade. Queríamos chamar atenção, e conseguimos”, afirmou.
Segundo ele, o evento também foi uma oportunidade estratégica de relacionamento com o público e de fortalecimento da marca. “Recebemos parceiros, visitantes, médicos e pessoas que ainda não conheciam o hospital. Mostramos especialidades, nosso centro médico, serviços e projetos. O H.FOA nasceu com esse DNA: entregar impacto positivo, com qualidade e propósito”, declarou.
A participação da FOA na ExpoVR reforça o papel da instituição como um agente transformador nos campos da educação, saúde e inovação. Com 57 anos de história, a Fundação segue alinhada aos desafios contemporâneos, ressignificando currículos, investindo em tecnologia de ponta e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
“Quando pensamos em um evento planejado para gerar impacto, com diversidade e valores alinhados aos nossos, percebemos que a ExpoVR é muito mais que uma feira, é um movimento. E nós seguimos sendo parte desse movimento que transforma”, finalizou Alexis Aragão, assessor de Marketing da FOA.












