A nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA+A) tomou posse para o mandato 2025/2026 em cerimônia realizada no AudiSmart. O evento contou com a presença da reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, e da chefe da Divisão de Recursos Humanos, Débora Cyrne, que destacaram a importância da comissão para o fortalecimento de uma cultura organizacional segura, preventiva e acolhedora.
A presidente da CIPA+A, Rhanica Coutinho, afirmou iniciar o mandato com entusiasmo e confiança na equipe.
“Vejo nesta equipe um conjunto de profissionais capazes de atuar com responsabilidade, diálogo e olhar preventivo, exatamente o que a legislação atual exige da CIPA+A. Segurança não é apenas uma norma: é atitude, é comportamento diário, e deve estar alinhada aos pilares da economicidade, legalidade e segurança”, declarou.
Rhanica também enfatizou que a atuação será ampliada para áreas essenciais como saúde mental, prevenção ao assédio e gestão de riscos psicossociais, conforme previsto nas diretrizes atualizadas das Normas Regulamentadoras (NRs) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Ela agradeceu o apoio institucional que tem permitido o fortalecimento dos trabalhos.
“Agradeço a confiança do nosso presidente, Dr. Eduardo Prado, e o apoio da professora Ivanete, da Débora do RH, de Juliano e Davi do SESMT, e da Dra. Maria Aparecida. Essa rede de apoio técnico-jurídico é fundamental para um trabalho sólido e ético”, afirmou.
Um dos avanços desta gestão é a participação de dois professores do UniFOA na comissão, um marco que reforça a integração entre segurança institucional e formação acadêmica. Entre eles está o professor Rodrigo Freitas, responsável pelas ligas acadêmicas do curso de Medicina. Para Rhanica, essa participação amplia significativamente o alcance das ações.
“A presença dos professores representa um avanço expressivo, pois fortalece ações educativas, campanhas de conscientização e projetos inovadores alinhados às NRs, além de aproximar ainda mais estudantes, docentes e colaboradores das práticas de prevenção”, destacou.
A integrante da nova gestão, Cristina Nostório, também demonstrou otimismo com o novo ciclo. “Minhas expectativas são muito positivas. A gestão tem atualizado processos e criado novidades importantes, como as novas personas de comunicação, que aproximam a CIPA+A do cotidiano dos colaboradores. Essa ‘cara nova’ fortalece o diálogo, melhora a representatividade e estimula o engajamento de todos.”
O professor Rodrigo Freitas acrescentou que espera uma atuação ainda mais proativa no novo mandato.
“Espero uma CIPA+A presente, que promova campanhas, treinamentos, diálogos contínuos, vistorias periódicas e soluções ágeis para riscos ambientais. Queremos criar um elo eficiente entre colaboradores, professores, alunos e a gestão, utilizando dados e metodologias modernas para aprimorar o ambiente de trabalho e estudo”, afirmou.
A nova gestão reforça que os colaboradores da FOA e do UniFOA podem esperar uma comissão alinhada às exigências legais e às melhores práticas de gestão institucional. Entre as prioridades estão o fortalecimento da cultura de prevenção; o combate a acidentes e adoecimentos no ambiente de trabalho; a atenção aos riscos físicos, químicos, ergonômicos e psicossociais; o enfrentamento ao assédio moral e outras condutas abusivas; além da promoção da saúde emocional e do cuidado mútuo.
“A segurança é uma atitude diária e todos têm papel ativo nesse processo”, concluiu Rhanica.
Com uma equipe motivada, apoio institucional consolidado e diretrizes claras, a CIPA+A inicia sua gestão com o compromisso de promover ambientes de trabalho e estudo cada vez mais seguros, saudáveis e humanos em sintonia com a missão educacional, assistencial e social da FOA/UniFOA.







